Oficinas de Redação para o ENEM – I.E.E. Aimone Soares Carriconde

No ano de 2018, desenvolvemos o projeto de extensão Tecelaria da Palavra na Escola no Instituto Estadual de Educação Aimone Soares Carriconde, localizado no município de Arroio Grande. A nossa intenção com o projeto foi ofertar aos alunos dos 2° e 3° anos do ensino médio oficinas de redação para o ENEM. Nas oficinas, que aconteceram nos meses de setembro e outubro nas segundas-feiras à tarde, foram trabalhados assuntos como coerência e coesão, tipos argumentativos e a estrutura do gênero dissertativo-argumentativo. Visando contemplar principalmente as turmas dos 3° anos do ensino médio, turnos diurno e noturno, fez-se necessário que além dos seis encontros previstos, ocorresse também um aulão nos períodos da manhã e da tarde de sábado, em vista da impossibilidade da participação dos alunos do período noturno. O diálogo com os alunos se manteve constante, tanto presencial com a troca de experiências e saberes nas oficinas, como também através de um grupo criado no Facebook com a intenção de compartilhamento de materiais. O Tecelaria da Palavra na Escola encerrou no último dia 20 de outubro, sábado, com a aplicação do aulão sobre redação, que compilou o conteúdo trabalhado no decorrer dos seis encontros. Com isso, este projeto, desenvolvido em Arroio Grande, configurou-se, para muitos petianos, a primeira experiência enquanto docente. Logo, cada atividade, permeada de temores e anseios, foi de grande importância para nosso crescimento profissional e pessoal, uma vez que proporcionou a cada um de nós momentos de interação e aprendizagem no âmbito da sala de aula. Ainda,  gostaríamos de agradecer especialmente ao Instituto pela calorosa acolhida, aos alunos por participarem das oficinas e a UNIPAMPA por ceder o transporte para o desenvolvimento dessa atividade.

Por Bianca de Araújo Espíndola.