Assinatura [digital] no espaço virtual 

Assinatura [digital] no espaço virtual 

   No dia vinte e um de julho do ano de dois mil e vinte um ocorreu a oficina intitulada Assinatura [digital] no espaço virtual; ministrada pelo TI da Universidade Federal do Pampa  – Campus Jaguarão – Cesar Radtke. A atividade surgiu de uma inquietação acerca dos certificados gerados nesse momento de ensino remoto, no qual todos eventos e atividades que participamos são realizados através de salas virtuais. Assim, o PET buscou alternativas, não só para o próprio grupo, mas para toda comunidade acadêmica, pensando em uma atividade que abordasse esse tema digital produzindo esclarecimentos. A oficina ocorreu pela plataforma Zoom, às 15 horas, contendo um número de público amplo com professores e alunos de outros campus da universidade. 

   O ministrante trouxe uma proposta bem diferenciada iniciando com uma breve contextualização sobre o mundo real e o mundo virtual, citando a chamada Geração Millennial, composta por indivíduos nascidos entre 1982 a 2004, e a Geração X (Boomers) nascidos anteriormente, pois são gerações que carregam pesos diferentes em relação às tecnologias. Logo após, o ministrante expôs imagens de correspondências utilizadas no passado, explicando como elas eram seladas com ceras, em comparação a imagem de um documento mais atual, explicando que essas marcas de assinaturas, hoje, também estão sendo realizadas de forma virtual. 

   Ao ensinar como realizar a assinatura com certificado digital o ministrante utilizou vários meios e hiperlinks, explicando detalhadamente o passo a passo de como produzir de fato a assinatura digital. Esse movimento possui várias camadas que vão desde sites a aplicativos que devem estar instalados nos computadores, todos esses detalhes foram mostrados pelo ministrante tornando a atividade com uma vibe mais Dark (referência a série produzida pela plataforma de streaming Netflix), repleta de idas e vindas necessárias para expandir esse conhecimento das teias cibernéticas. Com toda contextualização dos espaços de uma assinatura em diálogo aos momentos históricos e a forma detalhada de sua explicação, o ministrante conseguiu proporcionar uma tarde repleta de conhecimentos para os participantes de forma criativa e prazerosa, sanando todas as possíveis dúvidas sobre a temática. 

Por Eduarda Simões