Stuart Hall em A identidade Cultural na pós-modernidade

Stuart Hall em A identidade Cultural na pós-modernidade

  O PET Letras discutiu no dia 2 de junho de 2014 a obra A Identidade cultural na pós-modernidade (2006), de Stuart Hall. Na primeira parte de seu estudo, o autor analisa a mudança por que vem passando esse conceito, apontando que a concepçãode  identidade homogênea não mais se sustenta. Neste transcorrer, identidade cultural apresentou, segundo o estudioso, diferentes fases, indo desde a concepção individualista de sujeito própria da época iluminista (considerado centro de tudo) até o sujeito sociológico, cujo “eu” não é mais marcado pelo individual, mas sim pelo social, fruto, portanto, de uma interação com o outro (ou seja, se considera a sociedade). Visto que existem várias culturas mescladas, o sujeito pós-moderno não será entendido como tendo uma identidade ímpar, una, simples, mas sim variadas identidades.

   Hall ainda aponta para o fato de que a identidade cultural de uma determinada nação não passa, na verdade, de um constructo com o intuito de perpetuação das heranças legadas das gerações passadas. Estamos na era da modernidade tardia, fase esta marcada pela globalização, fator este radical na mudança sofrida pelo conceito de identidade cultural. Na fase atual da humanidade, criou-se um mercado mundial de estilos, tonando-se difícil combater essa globalização da identidade do sujeito, que antes vivia apenas na sua comunidade e hoje a todo momento se vê diante de informações culturais de diferentes partes do mundo.

   Em um segundo momento do texto, há espaço para uma crítica dessa globalização, que, segundo o teórico estudado, é responsável pela exclusão da porção oriental do globo: em outras palavras, tal globalização traz consigo pretensões não apenas de estilo e de consumo, mas também de dominação ideológica ocidental, configurando-se, assim, nos próprios termos de Hall, uma verdadeira “geometria do poder”. Tudo isso está criando uma série de culturas híbridas, mesclas de outras tantas culturas, sobrepostas às raízes de cada cultura em si.

Referência
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. ed. 11. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro.

Por Fabiano Rodrigo Zdradek

identidade-cultural