Falando com as mãos – LIBRAS no PET

Falando com as mãos – LIBRAS no PET é um projeto que propõe atividades voltadas para a inclusão e acessibilidade dentro da universidade. A primeira edição ocorreu no dia 18 de junho, no Espaço Dandara, da Universidade Federal do Pampa. O PET Letras contou com diversas parcerias para realização do evento e teve um público bastante diverso, formado pela comunidade surda, além dos discentes dos cursos de Letras, PPC, Pedagogia e História.

O evento teve seu início com a leitura do poema “Mundos”, de Lívia Vilas Boas, sinalizado pela egressa da Unipampa e pesquisadora de LIBRAS Ana Carolina Machado, que se dedicou a ajudar o grupo no papel de intérprete durante todo o evento. Na sequência, o Prof. Dr. Márcio Friedrich apresentou o mesmo poema em LIBRAS, com a intenção de expor as diferenças de um poema que chega através da oralidade e de um poema que comunica em LIBRAS, levando em consideração que para a comunidade surda, o segundo poema proporciona um entendimento mais preciso.

Continuando com o Prof. Márcio, o grupo PET Letras juntou-se a ele na atividade seguinte para expor de forma performática o funcionamento do mundo dos surdos e dos ouvintes. Antes da roda de conversa, o evento apresentou uma amostra da cultura da comunidade ouvinte, como as piadas criadas para serem contadas oralmente, interpretadas por Ana Carolina, e piadas criadas e contadas pela comunidade surda, nas quais o gestual e as expressões faciais são fundamentais.

O evento realizou a roda de conversa intitulada “Como os surdos e a LIBRAS integram o espaço? Como a cultura surda chega até os ouvintes?”. A atividade foi integrada pela psicóloga do campus Angélica Peter, pelas Técnicas Administrativas Silvia Ávila e Cristiane Riccordi, que dialogaram com o público sobre o funcionamento do NUDA/NINA. A discente Julia Nunes relatou suas experiências como coda, ouvinte e filha de pais surdos. A pedagoga da Unipampa e da EMEF Marechal Castelo Branco Sílvia Ávila expôs o dia a dia dos alunos surdos no ensino fundamental.

Ao final da atividade, o público foi convidado para um café e o grupo e PET entregou singelas lembranças ao Prof. Dr. Márcio, pela parceria com o projeto, para a discente Camylla Picanço, pelas capacitações em LIBRAS anteriores ao evento, e para egressa Ana Carolina, por ter se disponibilizado em ser a intérprete do evento.

Por Kéven Costa de Lima.