Planejar gêneros acadêmicos

Planejar gêneros acadêmicos

   No dia 7 de julho de 2014, o grupo PET Letras discutiu as atividades do texto “Planejar gêneros acadêmicos”, das autoras Anna Rachel Machado, Eliane Lousada e Lília Abreu-Tardelli (2005). As autoras buscam dar sugestões para auxiliar discentes em suas pesquisas, assim como nos processos de elaboração e escrita no que se refere aos gêneros acadêmicos/científicos.

   As proponentes acreditam que em qualquer uma dessas produções existe um processo de produção anterior à escrita, abrangendo uma cadeia de atividades, e que se elas não forem seguidas, fica muito complicado alcançar um resultado satisfatório. Para elas, essas atividades abrangem a procura de temas de relevância para o campo em que é inserido o trabalho; o processo de formulação e de classificação das questões e dos materiais de pesquisa; a competência de levantar aspectos apropriados sobre o conjunto de produção; e a competência de planejamento, no que se refere à organização global e ao conteúdo.

   A obra ressalta o valor da conservação de um diário relacionado às pesquisas, sugerindo assim, maneiras de como fazê-lo, tornando esse processo mais fácil para o pesquisador/escritor.

O livro foi escolhido como estratégia de capacitação dos petianos à iniciação científica.

Jairo Santana

Referência

MACHADO, Anna Rachel et al. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

planejar-generos-academicos-leitura-e-producao-de-textos-academicos-vol-3-anna-rachel-machado-8588456435_200x200-PU6ecbbbcb_1