Literatura Periférica: Movimento, Cultura e Ensino

O evento Literatura Periférica: Movimento, cultura e ensino partiu de uma  iniciativa do grupo PET Letras da UNIPAMPA/Jaguarão e se organizou com base em dois projetos elencados no Planejamento Anual do grupo referente ao ano de 2022. A ação teve o apoio dos cursos de licenciatura em Letras da UNIPAMPA, bem como de outras instituições que o sediaram. O evento deu luz e voz para o movimento literário periférico, difundindo-se em três atividades: Capacitações PET, Palestra PET e Sarau Tranca Rua.

A primeira parte da programação deu-se pela manhã, na UNIPAMPA. Seus ministrantes, a Profa. Ma. Nathália Luisa Giraud Gasparini e os estudantes Bruno José Melo Farias e Marcel Fernando da Silva, vinculados ao IFRS Restinga, ministraram a capacitação Projeto Literatinga: literatura periférica e letramento literário na escola pública. Em duas horas de duração, colocaram em prática a oficina sobre leitura de obras literárias produzidas por escritores oriundos da periferia, como José Falero, lidos a partir de exercícios e metodologias de leitura propostas por Rildo Cosson e Marcel Álvaro de Amorim et al. A atividade foi muito apreciada pelos participantes e verdadeiramente formadora para futuros professores de língua e literatura, como grande parte do público.

No turno da tarde, deu-se o Sarau Tranca Rua, atividade que abarcou o projeto Palestras PET, ministrada pelas integrantes do Slam das Minas de Pelotas, Stéphane da Silva Fagundes e Jéssica Fernandes da Porciúncula.

Em simultâneo às atividades, deu-se a feira da agricultura familiar e de artesanato; e uma oficina de zine. Já no final do dia de atividades, aconteceu um lançamento de livro de autoria coletiva e performances artísticas.

O evento tão diverso foi viabilizado pelo trabalho do PET Letras, junto aos cursos de Letras da Unipampa. A concretização de suas ações foi possível graças ao apoio logístico do  IFRS – Restinga, pelos coletivos presentes, bem como pelos nossos apoiadores e patrocinadores.

Patrocinadores: Armazém Otto; Mão Velas e Co; Padaria e Mercearia Gutto; Academia e Centro de Preparação Física Professor Claudemir; Padaria Veramar; Supermercado Casarão.

Apoiadores: Casa Azpiroz, Saturname, Pizza Fondina, Millenium (som), PROEXT UNIPAMPA; Curso Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa; Curso Letras – Espanhol e Literatura Hispânica.

Por Grupo PET – Letras