Apresentação do Seminários Abertos de 2023

Seminários Abertos

   No dia 4 de maio ocorreu a primeira edição do Projeto Seminários Abertos do ano de 2023, do grupo PET Letras (Jaguarão). O evento aconteceu de forma presencial na sala 304 do prédio administrativo da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Jaguarão. Nele foram apresentados os trabalhos: Menina bonita do laço de fita e O menino marrom: matrizes históricas e culturais brasileiras através de leituras infanto juvenis, realizado pela petiana Airete Schuch da Gama; A narrativa distópica Estilhaça-me, de Tahereh Mafi, e os direitos humanos violados: reflexões sobre essa escrita e suas possibilidades, da petiana Déborah Viana Pereira; Ancestralidade através da literatura de tradição oral de Guiné Bissau: História que os Anciões da Tabanca contam para educar as crianças, do petiano Mateus Vieira Có e As portas para um mundo à margem: Lugar Nenhum como espaço desconcertante de invisibilidades, da petiana Natieri Alisson Oliveira Rodrigues. 

   O evento contou com a presença da comunidade acadêmica e externa à universidade. Ao final da atividade, os presentes debateram sobre alguns pontos abordados nas apresentações e, as mesmas, foram elogiadas por sua boa execução.

Por: Airete Schuch da Gama e Déborah Viana Pereira.

 

Revista digital no formato magazine

RESUMO LICPET – OFICINA DE EDITORAÇÃO

No dia quatro de abril de dois mil e vinte e três foi realizada a 1ª edição do projeto Laboratório de Iniciação Científica do PET – LICPET. A oficina intitulada “Revista digital no formato magazine” foi ministrada pelo grupo PET – Letras (Bagé), representado pela tutora Profª Drª Carolina Fernandes e pelos bolsistas Aline Reinhardt, Andriele Zanatto, Arthur Teixeira, Eduarda Manzke e Flávia Franco. Tal atividade organizada pelo subgrupo 1 contou com a mediação do petiano Claudinei Moncks Fernandes. Na atividade, o grupo apresentou aos participantes todo o processo de organização, revisão, diagramação e criação da identidade visual e layout da revista. Ainda, destacou-se, pelos petianos ministrantes, a característica do texto no formato magazine que busca, justamente, aproximar o universo acadêmico da comunidade externa, isto é, a realização de divulgação científica sem a presença de jargões da área em questão. 

O grupo PET – Letras da unidade de Bagé conta com a produção da revista Informe Letras que, inclusive, pode ser acessada pelo link que segue: https://sites.unipampa.edu.br/petletrasbage/revista-informe-letras/

Por Claudinei Moncks Fernandes e Déborah Viana Pereira 

“Desistir de tudo” e “No frio é pior”: contos de um período pandêmico

   No dia 3 de fevereiro ocorreu a primeira edição do Projeto Clube do Livro de 2023, do grupo PET Letras, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Jaguarão. O evento foi realizado através de uma live no YouTube e as leituras escolhidas para debate foram dois contos da obra Grande Sentimento (2021), de Victória Salomão, sendo elas: “Desistir de tudo” e “No frio é pior”. A atividade foi conduzida pelo PETiano Claudinei Moncks Fernandes que mediou a discussão de forma excelente, apresentando seu ponto de vista sobre os contos e dando espaço e confiança para os outros leitores fazerem o mesmo. O clube não só contou com a presença de professores, alunos e comunidade em geral, mas também com a presença da própria Victória Salomão. A autora falou sobre como se sentiu durante a pandemia e o incentivo que os sentimentos a deram para escrever a obra, além disso abrilhantou o evento com seu carisma.

 

2ª livro do PET- Letras

Passando para convidar vocês para o evento de lançamento do nosso livro “Trânsitos Plurais na Formação do PET Letras: Andando e Construindo Caminhos”.
O evento será on-line na terça-feira, dia 04/04, ás 17h (horário de Brasília) e contará com a presença dos organizadores da obra e de mais duas autoras.

Você pode acompanhar através do canal do YouTube ou pelo Facebook da @editoratodasasmusas!

 

Apresentação de trabalho no VII PampaPET

   Na manhã de terça-feira (31/01/2023), o Grupo PET Letras esteve representado no VII PampaPET, intitulado “Resistir, permanecer e esperançar: em defesa do PET na Unipampa”, com a apresentação do trabalho intitulado “Ações de caráter político-reflexivo dentro do Programa de Educação Tutorial (PET): um olhar crítico à conjuntura”. O PETiano, Claudinei Moncks Fernandes, apresentou o trabalho desenvolvido por ele e pelas PETianas, Rayssa Saraiva Ferreira e Mariana Costa Finardi,  do Grupo PET Pedagogia, orientado pelas tutoras Geice Peres Nunes e Juliana Machado Brandão, dos respectivos Grupos.

   Destaca-se a realização do trabalho envolvendo dois Grupos PETs e com autoria compartilhada, estabelecendo e fortalecendo as relações interpetianas que são de fundamental importância para o desenvolvimento de nossas ações, principalmente, no tocante ao processo de formação docente e de construção de espaços para reflexão e acolhimento na trajetória acadêmica.

   O trabalho apresentou uma reflexão acerca da prática petiana em momentos de destruição de políticas de fomento à ciência e ações de Iniciação Científica, com o próprio Programa como plano de fundo da discussão. Claudinei relatou na sua apresentação que não é possível manter um Grupo de trabalho com excelência comprovada sem ações afirmativas que garantam a permanência desses sujeitos na acadêmica e, principalmente, no próprio Programa. Foi pontuado, durante a apresentação, alguns atrasos no pagamento das bolsas, a defasagem do valor que não cobre os gastos mínimos necessário e, como fio condutor da apresentação, destacou-se a necessidade e carência em alguns momentos de espaços dentro do Programa que permitam desenvolver ações com caráter político-reflexivo, ações que refletem a própria formação e atuação petiana enquanto sujeitos que ocupam a posição sujeito de estudantes universitários em uma Universidade Federal. 

 

Por Claudinei Moncks Fernandes

Caminhos da Linguística Aplicada

   No dia 31 de maio de 2022 o PET Letras Jaguarão teve o retorno de suas atividades presenciais através do projeto Palestras PET. A Profa. Dra. Ida Maria Marins ministrou a palestra “Caminhos da Linguística Aplicada” a convite do grupo. A proposta dessa atividade surgiu da percepção de que nos anos iniciais dos cursos de Letras do Câmpus Jaguarão não havia contato dos alunos com a Linguística Aplicada, área que desperta interesse em muitos dos estudantes. Dessa maneira, às 14 horas na sala 304 da UNIPAMPA, discentes e docentes se reuniram para entender e retomar conceitos importantes para LA, além de seu percurso histórico. O momento foi de troca e diálogo entre os presentes, e, dessa maneira, finalizou-se mais uma bem sucedida palestra promovida pelo PET Letras Jaguarão.

 

 

Por Mariana Cavallari Fernandes

TCser: perder-se e encontrar-se na realização do Trabalho de Conclusão de Curso

   No dia 24 de janeiro de 2023 foi realizada no Câmpus Jaguarão uma roda de conversa, intitulada “TCser: perder-se e encontrar-se na realização do Trabalho de Conclusão de Curso”. O evento foi organizado pelo PET Letras e contou com a participação da psicóloga da Unipampa, Lauren Prestes, que ministrou a atividade.

   Foram discutidos diversos assuntos relacionados ao Trabalho de Conclusão de Curso, dentre eles, as dificuldades da preparação psicológica para sua organização e escrita. Lauren comentou o quanto isso é normal e ocorre com todos aqueles que enfrentam o TCC em algum momento. Sentimentos relacionados ao pavor são algo corriqueiro, pois na cabeça do graduando é uma coisa nova, mas o TCC, na verdade, é apenas o resultado de um acúmulo de saberes e experiências que foram gerados ao longo de todo o percurso da graduação, explicou a psicóloga. O TCC pode até ser uma experiência nova, mas não é estranha; somos preparados para isso desde que entramos na universidade. Imagina-se que o estudante já saiba quais são seus métodos de organização e quais os seus limites, e, caso não saiba, ainda há tempo de descobrir. O TCC é, sim, uma atividade estressante, mas não é o fim do mundo.

   A psicóloga ainda ressaltou que os piores sentimentos ocasionados pelo Trabalho de Conclusão de Curso, como a angústia, ansiedade e medo, são ocasionados por um processo de procrastinação do próprio aluno, que, ao deixar tarefas para serem realizadas “depois”, acaba ficando mais nervoso do que o normal quando for, definitivamente, realizá-las. Além de tudo isso, foi ressaltada pela profissional a necessidade de se manter saudável ao longo do processo, não focar exclusivamente no TCC e esquecer que precisa cuidar do seu corpo e da sua mente, até por que não há como realizar um trabalho que exige tanto de você se não estiver bem física e psicologicamente. 

   Chegando ao final, a realização da roda de conversa mostrou-se extremamente necessária, segundo os participantes. E foi comentada a importância de realizar-se mais eventos do tipo.

 

 

Por Déborah Viana Pereira

Apresentação de Trabalho VI SEDISC

   O Grupo PET – Letras esteve representado no VI Seminário Discurso, Cultura e Mídia: horizontes possíveis (SEDISC) pelo nosso PETiano, Claudinei Moncks Fernandes. Claudinei submeteu o trabalho realizado em dupla autoria com sua orientadora, a profª. drª. Renata Silveira da Silva, intitulado “Escrita acadêmica, resumo informativo e plágio: um olhar discursivo”. 

   Tal produção acadêmica-científica é fruto de uma parceria do PETiano com a sua orientadora, estabelecida desde seu ingresso no Grupo, quando apresentava interesse em realizar pesquisas no campo da Análise do Discurso (AD), delimitando-se para a perspectiva materialista. Claudinei e Renata possuem um objeto de análise muito conhecido no meio acadêmico e, até mesmo, bastante temido entre os ingressantes: o plágio. Contudo, como pontuado por eles na apresentação, o objeto recebe um novo olhar, um olhar mais sensível no que tange ao processo discursivo que o estabelece. Em outras palavras, a pesquisa desenvolvida pelo Claudinei e pela professora Renata busca analisar o processo relacionado com a autoria no processo parafrástico-polissêmico.

 

 

Por Claudinei Moncks Fernandes

Apresentação na 8ª SIIEPE UFPel

   A petiana Mariana Cavallari Fernandes esteve presente no XXXI Congresso de Iniciação Científica da 8ª SIIEPE – Semana Integrada UFPel 2022 apresentando o estudo “Motivos para desvinculação de petianos do PET Letras Jaguarão – um olhar sobre o contexto pandêmico”. A pesquisa, de sua autoria, e coautoria da petiana egressa Maria Ingrid de Macedo, foi orientada pela tutora do grupo PET Letras Jaguarão, Geice Peres Nunes.  A apresentação da petiana aconteceu no dia 20 de outubro de 2022 no período da manhã no Câmpus Capão do Leão da UFPel . O trabalho foi elogiado pelos avaliadores presentes, que frisaram a importância de estudos na área da educação. Fruto da pesquisa, será também publicado um resumo nos anais do evento.

 

 

Por Mariana Cavallari Fernandes

Literatura Periférica: Movimento, Cultura e Ensino

   O evento Literatura Periférica: Movimento, cultura e ensino partiu de uma  iniciativa do grupo PET Letras da UNIPAMPA/Jaguarão e se organizou com base em dois projetos elencados no Planejamento Anual do grupo referente ao ano de 2022. A ação teve o apoio dos cursos de licenciatura em Letras da UNIPAMPA, bem como de outras instituições que o sediaram. O evento deu luz e voz para o movimento literário periférico, difundindo-se em três atividades: Capacitações PET, Palestra PET e Sarau Tranca Rua. 

   A primeira parte da programação deu-se pela manhã, na UNIPAMPA. Seus ministrantes, a Profa. Ma. Nathália Luisa Giraud Gasparini e os estudantes Bruno José Melo Farias e Marcel Fernando da Silva, vinculados ao IFRS Restinga, ministraram a capacitação Projeto Literatinga: literatura periférica e letramento literário na escola pública. Em duas horas de duração, colocaram em prática a oficina sobre leitura de obras literárias produzidas por escritores oriundos da periferia, como José Falero, lidos a partir de exercícios e metodologias de leitura propostas por Rildo Cosson e Marcel Álvaro de Amorim et al. A atividade foi muito apreciada pelos participantes e verdadeiramente formadora para futuros professores de língua e literatura, como grande parte do público.

   No turno da tarde, deu-se o Sarau Tranca Rua, atividade que abarcou o projeto Palestras PET, ministrada pelas integrantes do Slam das Minas de Pelotas, Stéphane da Silva Fagundes e Jéssica Fernandes da Porciúncula.

   Em simultâneo às atividades, deu-se a feira da agricultura familiar e de artesanato; e uma oficina de zine. Já no final do dia de atividades, aconteceu um lançamento de livro de autoria coletiva e performances artísticas.

   O evento tão diverso foi viabilizado pelo trabalho do PET Letras, junto aos cursos de Letras da Unipampa. A concretização de suas ações foi possível graças ao apoio logístico do  IFRS – Restinga, pelos coletivos presentes, bem como pelos nossos apoiadores e patrocinadores.

 

Patrocinadores: Armazém Otto; Mão Velas e Co; Padaria e Mercearia Gutto; Academia e Centro de Preparação Física Professor Claudemir; Padaria Veramar; Supermercado Casarão.

Apoiadores: Casa Azpiroz, Saturname, Pizza Fondina, Millenium (som), PROEXT UNIPAMPA; Curso Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa; Curso Letras – Espanhol e Literatura Hispânica.

 

 

Por Grupo PET – Letras