TCser: perder-se e encontrar-se na realização do Trabalho de Conclusão de Curso

No dia 24 de janeiro de 2023 foi realizada no Câmpus Jaguarão uma roda de conversa, intitulada “TCser: perder-se e encontrar-se na realização do Trabalho de Conclusão de Curso”. O evento foi organizado pelo PET Letras e contou com a participação da psicóloga da Unipampa, Lauren Prestes, que ministrou a atividade.

Foram discutidos diversos assuntos relacionados ao Trabalho de Conclusão de Curso, dentre eles, as dificuldades da preparação psicológica para sua organização e escrita. Lauren comentou o quanto isso é normal e ocorre com todos aqueles que enfrentam o TCC em algum momento. Sentimentos relacionados ao pavor são algo corriqueiro, pois na cabeça do graduando é uma coisa nova, mas o TCC, na verdade, é apenas o resultado de um acúmulo de saberes e experiências que foram gerados ao longo de todo o percurso da graduação, explicou a psicóloga. O TCC pode até ser uma experiência nova, mas não é estranha; somos preparados para isso desde que entramos na universidade. Imagina-se que o estudante já saiba quais são seus métodos de organização e quais os seus limites, e, caso não saiba, ainda há tempo de descobrir. O TCC é, sim, uma atividade estressante, mas não é o fim do mundo.

A psicóloga ainda ressaltou que os piores sentimentos ocasionados pelo Trabalho de Conclusão de Curso, como a angústia, ansiedade e medo, são ocasionados por um processo de procrastinação do próprio aluno, que, ao deixar tarefas para serem realizadas “depois”, acaba ficando mais nervoso do que o normal quando for, definitivamente, realizá-las. Além de tudo isso, foi ressaltada pela profissional a necessidade de se manter saudável ao longo do processo, não focar exclusivamente no TCC e esquecer que precisa cuidar do seu corpo e da sua mente, até por que não há como realizar um trabalho que exige tanto de você se não estiver bem física e psicologicamente.

Chegando ao final, a realização da roda de conversa mostrou-se extremamente necessária, segundo os participantes. E foi comentada a importância de realizar-se mais eventos do tipo.

Por Déborah Viana Pereira