A oralidade em contexto acadêmico: como elaborar e executar apresentações

36257487_976288585882166_8647090964508180480_n

A primeira edição do ano do projeto de extensão Capacitações PET ocorreu no dia vinte de junho, com a oficina “A oralidade em contexto acadêmico: como elaborar e executar apresentações”, contando com a presença da Doutoranda Bianca Lehmann (UFPel) como ministrante. O evento teve um tom de reencontros, e por que não dizer de poses para selfies também, já que a convidada foi docente da Universidade Federal do Pampa, câmpus Jaguarão, durante certo tempo e deixou um grupo de alunos com saudade de suas aulas, por isso, e da temática atrativa, a atividade reuniu cerca de trinta e cinco participantes. A professora iniciou a oficina diferenciando e conceituando oralidade e oratória, a fim de elucidar possíveis dúvidas, enfatizando, consequentemente, a corrente teórica encabeçada por Marcuschi, à qual faz coro. A dinâmica utilizada pela ministrante foi de não dividir em dois momentos sua exposição, um de teoria e outro de prática, portanto, a única pausa se deu para o coffee break. A oficina contemplou desde a montagem do material visual à oralidade, orientando sobre ações que auxiliam a tarefa de confeccionar e apresentar trabalhos acadêmicos e respondendo as colocações dos participantes. Após uma explicação sobre os aspectos gerais de layout de slides, Lehmann propôs um exercício crítico ao dividir os presentes em trios e dar-lhes slides impressos, em que deveriam analisar sua composição quanto à obediência, ou não, dos tópicos elucidados anteriormente. Como não poderia deixar de ser, ao final da atividade, o PET entregou uma singela lembrança à profa. Bianca Lehmann, como gesto de agradecimento por sua colaboração.

Por Maria Solange Barbosa da Silva