1ª Oficina PASP e PET – Letras: introdução ao gênero resenha

1ª OFICINA PASP E PET LETRAS: INTRODUÇÃO AO GÊNERO RESENHA

Na oficina sobre gêneros acadêmicos ministrada pelo PET Letras, o grupo explicou a metodologia, o estilo, a construção composicional que o gênero exige. A resenha surge de um resumo com o objetivo de analisar criticamente uma obra, podendo ser literária, cinematográfica, entre outras; este gênero acaba diferenciando-se do resumo por conter uma construção argumentativa sobre a obra, são exemplos de algumas explicações apresentadas pelos bolsistas durante a oficina.

Foi realizada uma explicação sobre a estruturação do gênero, isto é, quais as etapas que o estudante poderá percorrer para chegar em uma resenha coerente, coesa e que cumpra com os critérios dessa tipologia textual, ressaltando sempre o fato de não existir um padrão, uma receita a ser seguida fielmente, mas sim estratégias e dicas para a elaboração do texto. Para os bolsistas, apresentar as etapas de introdução, sumarização, crítica e conclusão são fundamentais para a familiarização dos estudantes com o gênero, tendo pressuposto que é um gênero que o público alvo não produz com frequência durante o ensino médio, por exemplo. No entanto, é muito importante reconhecer também porque é realizada uma resenha crítica, qual o objetivo desse texto e quais as principais características que o compõem.

A oficina foi aplicada para um grande número de participantes, tais pessoas deixaram vários comentários positivos no decorrer da oficina. Por fim, acredita-se que o trabalho desenvolvido foi satisfatório e ultrapassou o esperado pelo grupo, deixando pontos positivos e aspectos para auxiliar nas próximas oficinas. O Programa de Educação Tutorial (PET) Letras em parceria com o Projeto de Apoio Social e Pedagógico (PASP) oferecerá três oficinas sobre gêneros acadêmicos, a fim de esclarecer possíveis dúvidas dos discentes ingressantes acerca dos formatos e da elaboração desses textos. A primeira oficina ocorreu no dia dezesseis de abril (16/04/2021), às 15h30min, via plataforma Google Meet. Nos próximos meses serão realizadas outras atividades semelhantes.

Por Claudinei Moncks e Eduarda Simões.