Apresentação de trabalho no VII PampaPET

Na manhã de terça-feira (31/01/2023), o Grupo PET Letras esteve representado no VII PampaPET, intitulado “Resistir, permanecer e esperançar: em defesa do PET na Unipampa”, com a apresentação do trabalho intitulado “Ações de caráter político-reflexivo dentro do Programa de Educação Tutorial (PET): um olhar crítico à conjuntura”. O PETiano, Claudinei Moncks Fernandes, apresentou o trabalho desenvolvido por ele e pelas PETianas, Rayssa Saraiva Ferreira e Mariana Costa Finardi,  do Grupo PET Pedagogia, orientado pelas tutoras Geice Peres Nunes e Juliana Machado Brandão, dos respectivos Grupos.

Destaca-se a realização do trabalho envolvendo dois Grupos PETs e com autoria compartilhada, estabelecendo e fortalecendo as relações interpetianas que são de fundamental importância para o desenvolvimento de nossas ações, principalmente, no tocante ao processo de formação docente e de construção de espaços para reflexão e acolhimento na trajetória acadêmica.

O trabalho apresentou uma reflexão acerca da prática petiana em momentos de destruição de políticas de fomento à ciência e ações de Iniciação Científica, com o próprio Programa como plano de fundo da discussão. Claudinei relatou na sua apresentação que não é possível manter um Grupo de trabalho com excelência comprovada sem ações afirmativas que garantam a permanência desses sujeitos na acadêmica e, principalmente, no próprio Programa. Foi pontuado, durante a apresentação, alguns atrasos no pagamento das bolsas, a defasagem do valor que não cobre os gastos mínimos necessário e, como fio condutor da apresentação, destacou-se a necessidade e carência em alguns momentos de espaços dentro do Programa que permitam desenvolver ações com caráter político-reflexivo, ações que refletem a própria formação e atuação petiana enquanto sujeitos que ocupam a posição sujeito de estudantes universitários em uma Universidade Federal.

Por Claudinei Moncks Fernandes