Roda de Conversa e Oficinas PET – Letras e PASP

Consolidando a parceria entre o PET – Letras Jaguarão e o Projeto de Apoio Social e Pedagógico (PASP) iniciou-se um novo ciclo (agora presencial) do projeto Tecelaria da Palavra na universidade. O evento inaugural da parceria no ano de 2022 foi a “Roda de Conversa: Vamos falar sobre os gêneros textuais acadêmicos?!” que aconteceu no dia 06/07/2022 (quarta-feira), às 17 horas, no Espaço Dandara do Câmpus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa. Durante cerca de 1 hora e meia, estudantes universitários, professores e profissionais da UNIPAMPA Jaguarão, conversaram sobre a formação leitora universitária, as especificidades dos gêneros textuais acadêmicos, as dificuldades em acessá-los em um primeiro momento da jornada acadêmica, além de compartilharem dicas e histórias relativas à produção acadêmica. Esse evento estabeleceu e introduziu os objetivos da sequência de oficinas ministradas ao longo do mês de julho, (semanalmente, às quartas-feiras, sempre às 17 horas) de forma a preparar e instigar os participantes.

A primeira de uma sequência de 3 oficinas foi a “Gênero Fichamento Acadêmico: você sabe como fazer, o que é e como constituí-lo?” Que aconteceu no dia 13/07/2022 na sala de informática número 108 do câmpus. Usando uma dinâmica interativa, os petianos ministrantes da oficina, Kéven Costa de Lima, Mariana Cavallari Fernandes e Mateus Vieira Có, basearam-se em teóricos como Antônio Viana, Edna Lúcia da Silva, Diva Zandomenego e Mary Elisabeth Cerutti-Rizzatti para a apresentação. Em um primeiro momento, foram abordados os conhecimentos prévios necessários para se fazer um fichamento, após, introduzindo uma dinâmica em que os participantes se utilizavam dos computadores da sala de informática para ler um texto, identificar e sublinhar as ideias-chave, bem como para resumi-las de forma pessoal, seguindo orientação prévia dos ministrantes. Após compartilhados os resultados da atividade, os motivos para se fazer um fichamento foram abordados, encaminhando de forma natural para o próximo momento da oficina: como fazer um fichamento. Dicas foram compartilhadas e exemplos dos diferentes tipos de fichamento destrinchados. Por fim, houve um momento de troca de dúvidas e comentários pelos participantes.

Em seguimento às atividades trabalhadas com o gênero do cunho textual, no dia 20 de julho, em parceria com o PASP e o PET Letras, foi sediado a atividade Gênero resumo acadêmico: você sabe como fazer? O que é e como constituí-lo? A oficina foi ministrada em três etapas, tendo início a introdução do gênero resumo e o resumo acadêmico apresentado pela petiana Leticia Maciel e o resumo Indicativo/Descritivo e resumo expandido exposto pelo bolsista Lucas Martins. A elaboração da oficina foi construída com base nas obras Produção Textual Acadêmica I, de Marcos Baltar e Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti; e Resumo, de Anna Rachel Machado, Eliane Lousada e Lília Santos Abreu-Tardelli e Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos de Cátia Rosana Lemos e Dilva Carvalho.

Na última quarta-feira, 27 de julho, ocorreu, ainda no laboratório de informática da Unipampa Jaguarão, a terceira e última oficina sobre gêneros acadêmicos, que foi uma iniciativa entre o Projeto de Apoio Social e Pedagógico (PASP) e o PET Letras (Programa de Educação Tutorial). Nesta última oficina, intitulada “Gênero discursivo resenha: um olhar opinativo sobre o objeto”, o grupo PET Letras abordou o gênero resenha acadêmica, tendo em vista que este gênero circula na esfera universitária com muita frequência seja em alguma disciplina -solicitado pelo professor- ou escrita para publicação em revistas de diferentes áreas do conhecimento. A atividade buscou, dentre outros aspectos, um contato mais próximo entre o gênero discursivo resenha e os participantes propondo que cada um, após uma explicação mais detalhada das características que compõem este gênero, elaborasse uma resenha para que percebessem as especificidades deste gênero apresentado.

As avaliações positivas dos eventos ocorriam de maneira simultânea às suas realizações, bem como a confirmação da demanda por esse tipo de atividade, pois a cada oficina mais integrantes participavam, convidados por outros colegas da universidade e instigados pela divulgação nas redes sociais. Projetados de maneira em que cada evento introduzia o seguinte e complementava o anterior, as aprendizagens foram construídas entre ministrantes e participantes das atividades.

Por: Mariana Cavallari Fernandes; Lucas Martins; Icaro C.C.C. Olanda; Geice Peres Nunes.