O que é texto?

DSCF0054DSCF0053DSCF0057

O grupo PET Letras, em parceria com o NELPP (Núcleo de Estudos Linguísticos e Pedagógicos do Português), promoveu o curso “O que é texto?” , ministrado pela tutora do PET, Renata Silva, entre 30 de julho e 23 de agosto. O curso ocorreu às quartas-feiras à noite e os 5 (cinco) encontros totalizaram 15 (quinze) horas de atividades complementares aos participantes. O público, de aproximadamente 30 (trinta) pessoas, foi constituído por alunos de diferentes semestres do Curso de Letras. Também participaram acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Produção e Politica Cultural. O Curso abordou o conceito de texto a partir de diferentes enfoques teóricos na Linguística: Linguística Textual, Gêneros textuais e discursivos e Análise de Discurso. Como atividade prática, a tutora solicitou a análise do mesmo texto nas correntes teóricas escolhidas. O texto foi um obituário, gênero que propiciou interessantes discussões sobre a morte em nossa sociedade.

Por Renata Silva