3ª Oficina da Semana PET Tecnologia

Como utilizar a nova versão do Moodle 2.6, Videoconferência e Webconferência

No dia vinte e sete (27) de fevereiro de 2014, no laboratório de informática, do prédio da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o Programa de Educação Tutorial (PET) Letras promoveu a terceira oficina inclusa na Semana PET Tecnologia. Essa atividade foi ministrada pela Profa. Ma. Cláudia Camerini Corrêa Pérez, sobre como utilizar a nova versão do Moodle (2.6), Videoconferência e Webconferência.

A Profa. Cláudia iniciou tal atividade explicando ao público como começou a Educação a Distância, bem como iniciou a plataforma Moodle. Após, ela informou ao público que a versão mais atualizada dessa plataforma, existente até o presente momento, é a 2.6. Sendo os principais tópicos presentes no Moodle acesso e utilização da plataforma, fóruns de discussão, entrega de atividades, diário, wiki, glossário, chat, pesquisa e avaliação, questionário, alteração de perfil, envio de mensagem.

A profa. Cláudia explicitou quais tópicos são utilizados preponderantemente por alunos e quais por professores. Logo, a ministrante solicitou que os participantes acessassem suas contas em tal plataforma. Sendo que, foi explicado por ela, o fato de pessoas externas à Universidade poderem acessar o Moodle.

Seguidamente, esclareceu ao público como procurar um curso específico na plataforma. A partir desse instante a professora direcionou a oficina com a temática Videoconferência e Webconferência. Ela explicitou o que é uma conferência online, bem como qual a diferença entre ambas.

Por fim, a profa. explicou ao público boas práticas para um bom funcionamento de uma web ou videoconferência. Além de as acadêmicas Nathalia Peres e Márcia Martinez apresentarem o trabalho desenvolvido para a disciplina Tecnologias da Informação e da Educação Aplicada ao Ensino da Língua (TICs), via webconferência.

Por Millaine Carvalho

988395_635495403190665_1515141804_n 1012944_635495489857323_79545829_n