Clube: Branca de Neve e as Sete Versões

A terceira edição do projeto Clube do Livro foi realizada no dia 18 de novembro, às 17 horas e 30 minutos, no prédio da Universidade Federal do Pampa, câmpus Jaguarão. Esta edição, organizada pelo grupo PET-Letras, contou com a participação de 14 pessoas. A leitura escolhida para a discussão foi uma versão contemporânea de um dos mais famosos contos de fadas, a Branca de Neve. O livro intitula-se  “Branca de Neve e as Sete Versões”, de José Roberto Torero.É o terceiro volume da coleção Fábrica de Fábulas, da editora Alfaguara, que propõe versões inovadoras de contos infantis. O livro traz uma leitura dinâmica, de múltiplas escolhas e belas ilustrações. A brincadeira proposta pelos autores começa quando se chega a um desfecho na história, o leitor então tem duas escolhas para continuar a sua leitura. São sete os finais possíveis, para que o leitor possa construir a história da forma que desejar. Porém, é praticamente impossível ler apenas uma das versões. Ao longo da leitura, percebe-se uma Branca de Neve diferente da fábula comum. Ela é atrapalhada, com personalidades distintas em cada versão. Acerca do livro promoveu-se uma proveitosa discussão sobre ética, questões de gênero, a visão da mulher na sociedade e muito mais.

Por Bianca Espíndola