Como o nome da palestra já indica “Intelectuais negras no ambiente acadêmico e escolar: educação, antirracismo e afirmação”, em uma tarde de terça-feira, no dia 13 de outubro de 2020, nos reunimos para ouvir, refletir e debater assuntos relacionados ao racismo e suas implicações.  A ministrante da atividade foi a Profa. Dra. Giane Vargas Escobar, que começou sua fala apresentando quem era ela, mas não em relação ao âmbito acadêmico e profissional, e sim, com informações que fazem parte de sua identidade. Ainda, convidou os participantes a refletirem sobre “Quem eu sou?” e, no final, caso se sentissem à vontade, em compartilhar suas respostas.  Com uma dinâmica impecável, a professora levantou pontos e reflexões essenciais, além de mostrar a importância de aprender sobre as relações étnico-raciais, apontando, ao longo da palestra, leituras e teorias voltadas para essas relações. Contamos, também, com um público engajado com a presença de participantes estrangeiros.

Por Andressa Freitas