“Desafios para uma análise do discurso (e para o ensino?)”, de Ingo Voese

“Desafios para uma análise do discurso (e para o ensino?)”, de Ingo Voese

   No dia 4 de fevereiro de 2014, o grupo PET Letras leu o artigo Desafios para uma análise do discurso (e para o ensino?) (2002), de Ingo Voese, que relata a dificuldade de encontrar uma metodologia eficaz para o ensino da Análise do Discurso nos ensinos fundamental e médio. Para ajudar nesta dificuldade, o autor traz um roteiro didático para abordar o discurso em sala de aula. Mas antes, para contextualizar isso, Voese apresenta concepções do que é a Análise do Discurso, dentre elas: as condições de produção, o interdiscurso, a historicidade, as ideologias, entre outros.

VOESE, Ingo. Desafios para uma análise do discurso (e para o ensino?).In: Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 3, n. 1, p. 187-210, jul./dez. 2002.

 

Rocheli Silveira

 

principal