3ª edição do Balbúrdia na escrita criativa

No dia 13 de novembro, às 16h 30min, foi realizada a terceira edição do projeto de extensão Balbúrdia na escrita criativa, organizado pelo PET-Letras. Por acontecer em uma sexta-feira 13, a temática escolhida para o projeto foi Medo. Os participantes foram estimulados por meio de vídeos de filmes de terror, leitura de uma lenda urbana, vídeos com a temática medo e leitura de um trecho do livro A divina comédia, de Dante Alighieri. Os presentes realizaram três atividades de escrita: técnicas de tortura no inferno, uma lenda conhecida ou inventada e a descrição de uma cena de terror, suspense, medo. Contamos com a presença de 13 pessoas. Os participantes escreveram seus medos em uma folha, disponibilizada pelos organizadores, a folha foi queimada no final da oficina como forma de espantar os medos.

Por Ana Laura Barbat

IMG_20151113_164515168

IMG_20151113_164532978

IMG_20151113_165145004

3ª edição do Argumentação básica na escola

Nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, foi realizada a terceira edição do projeto de extensão Argumentação básica na escola, organizado pelo PET-Letras. Pensando no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), se realizou um aulão com foco na redação da prova. As oficinas trataram de assuntos como: gênero textual dissertativo argumentativo, argumentação e seus tipos e a redação do ENEM. Os participantes realizaram três atividades: um jogo para identificar os tipos de argumentos, a escrita de uma redação com o tema “Conceito de família no século XXI”, e a correção em conjunto de redações nota zero e nota mil. As oficinas contaram em média com 33 pessoas. O encontro foi encerrado com um coffee-break e os ministrantes ofereceram atendimento individual aos participantes que desejassem sanar dúvidas acerca da redação realizada.

Por Antonella Savia

“Memórias de fogo (v.1): os nascimentos”, de Eduardo Galeano

No dia 27 de agosto, às 17h, foi realizada a terceira edição do projeto de extensão Clube do Livro, organizado pelo PET-Letras. Nesta juntura, elegeu-se o livro “Memórias de fogo (v. 1): os nascimentos”, autoria de Eduardo Galeano; obra escolhida por meio de enquete aberta à comunidade geral. O volume constitui-se pela riqueza e diversidade de vozes que perfazem a cultura, a história e a identidade latino-americana, ficcionalizadas por Galeano em sua narrativa; estruturado em contos dispostos em ordem cronológica, é embasado pelas pesquisas histórico-documentais do próprio autor, tomando, desta maneira, sentido de recuperação de memórias. Contamos, para as discussões, com a presença de 10 pessoas; neste ínterim, discutiu-se, particularmente, sobre questões referentes às diferenças perpassadas pelas identidades latino-americanas, atentando, ainda, para uma crítica pós-colonial. Encerrou-se o encontro com um descontraído coffee-break.

Por Santiago Bretanha Freitasfinalclube do livro (2)clube do livro (3)