Oficina de mídias gráficas

Petianos realizaram oficinas com o professor Gustavo Alcantara Brod, o qual é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2005), possui Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2014) e Especialização em Gráfica Digital pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Atua como professor no Curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), em Jaguarão A atividade esteve vinculada ao projeto de extensão: Capacitação PET, com o título “Oficinas de Mídias Gráficas para Comunicação Cientifica”. A edição do projeto foi organizada pelas bolsistas Ana Paula Henck, Bianca Espíndola, Karoline Gasque e Katiele S. da Silva. O projeto, promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Letras, ocorreu de 24 de setembro a 05 de novembro de 2015, nas quintas-feiras, das 17h30m às 18h30m, no laboratório de informática, da Unipampa, câmpus Jaguarão A capacitação abordou vários temas, dentre eles: cores, espaço visual da página, simetria, equilíbrio, proporção, hierarquia, emolduramento, resolução de imagens, montagem de apresentação não-linear em power point, , banner e cartaz.

Por Katiele da Silva

Participação na Semana Acadêmica de Pedagogia

No dia 18 de novembro, às 21 horas, houve a reaplicação da oficina sobre resenha na Semana Acadêmica do curso de Pedagogia. A oficina do projeto Tecelaria da Palavra na Universidade, vinculado ao PET-Letras, fez sua participação neste evento com duração de aproximadamente 1 (uma) hora. As ministrantes Bianca Espíndola e Karoline Gasque explicaram alguns conceitos sobre resenha,Foi destacado nesta oficina o caráter de exercício crítico que possui uma resenha. Também, de forma mais reduzida, foram abordados os seguintes tópicos: a descrição esquemática da resenha(Apresentar o livro, descrever o livro, avaliar e recomendar ou não a obra); e a estrutura de uma resenha (referências, qualificações do autor do texto-fonte, descrição dos elementos textuais, resumo da obra e crítica, metodologia, quadro de referências do autor, conclusões e indicação da obra). Esta oficina contou com a participação de 10 (dez) pessoas, acadêmicos do curso de Pedagogia, de Letras e de História.

Por Ana Paula Henck Alves

Oficina sobre Referências: normas da ABNT

No dia 28 de agosto, ocorreu a 4ª edição do projeto Tecelaria da Palavra na universidade. A oficina ministrada pelas bolsistas Katiele Silva e Karoline Gasque abordou a temática “Referências: normas da ABNT” e teve como público o total de 14 participantes. Dentre estes, acadêmicos do curso de Letras, História e Produção e Política Cultural. Nesta edição, foram trabalhados os seguintes tópicos: elaboração de referências de um, dois e três autores;de  livro; de autor do livro diferente do autor do capítulo; autor do livro igual ao autor do capítulo; referências de slides; de comunicação oral;de textos digitalizados; artigos de revistas;de congressos e simpósios;de palestras; de teses, dissertações e trabalhos acadêmicos. Também foram abordadas as referências online, como de documentos acessados na internet, referência de CD-Rom, de e-mail, de blog, de fotografias, de artigos publicados na internet.E, por pedido de participantes, as ministrantes mostraram como elaborar referências de filmes.

Por Bianca Espíndola

Clube: Branca de Neve e as Sete Versões

A terceira edição do projeto Clube do Livro foi realizada no dia 18 de novembro, às 17 horas e 30 minutos, no prédio da Universidade Federal do Pampa, câmpus Jaguarão. Esta edição, organizada pelo grupo PET-Letras, contou com a participação de 14 pessoas. A leitura escolhida para a discussão foi uma versão contemporânea de um dos mais famosos contos de fadas, a Branca de Neve. O livro intitula-se  “Branca de Neve e as Sete Versões”, de José Roberto Torero.É o terceiro volume da coleção Fábrica de Fábulas, da editora Alfaguara, que propõe versões inovadoras de contos infantis. O livro traz uma leitura dinâmica, de múltiplas escolhas e belas ilustrações. A brincadeira proposta pelos autores começa quando se chega a um desfecho na história, o leitor então tem duas escolhas para continuar a sua leitura. São sete os finais possíveis, para que o leitor possa construir a história da forma que desejar. Porém, é praticamente impossível ler apenas uma das versões. Ao longo da leitura, percebe-se uma Branca de Neve diferente da fábula comum. Ela é atrapalhada, com personalidades distintas em cada versão. Acerca do livro promoveu-se uma proveitosa discussão sobre ética, questões de gênero, a visão da mulher na sociedade e muito mais.

Por Bianca Espíndola

Oficina sobre Resenha

No dia vinte e três de setembro de dois mil e quinze, na Unipampa,  sala 307, foi realizada a sexta edição do projeto de ensino Tecelaria da Palavra na universidade, sob a responsabilidade das petianas Ana Paula Henck, Bianca Espindola, Karoline Gasque, Katiele da Silva. No encontro, estiveram presentes 3 (três) participantes.

A oficina começou com a apresentação de alguns conceitos básicos sobre resenha. Após, foi explicada a função da resenha. O que um resenhista deve e também o que não deve fazer. Abordaram também a estrutura básica de uma resenha, trazendo exemplos a cada tópico. Ainda explicaram a diferença entre resumo e resenha. Logos após, foi dado aos participantes um exercício sobre o gênero acadêmico em estudo, em que leram uma resenha e responderam questões correspondentes à estrutura da mesma.

Por Katiele da Silva