Ensino e Produção Textual

Ensino e Produção Textual

   No dia 30 de setembro, às 19 horas, o PET Letras promoveu a palestra sobre “Ensino e produção textual”, ministrada pela Profa. Me. Maria Fuão. A fala foi feita em conjunto com a Semana Acadêmica de Letras, que estava acontecendo nos dias 29, 30 de setembro e 1° de outubro de 2015. Estavam presentes acadêmicos do curso de Letras e um grupo de alunos do ensino médio, convidados pela professora titular da turma, egressa do curso de letras. A palestrante comentou sobre algumas definições de produção textual e falou brevemente acerca do ensino da escrita em sala de aula. Maria Fuão compartilhou com o público suas experiências profissionais, enquanto professora de língua portuguesa e o quão complexo pode ser incentivar os alunos a escrever e a ler. Porém, mesmo sendo uma tarefa árdua, são extremamente gratificantes os resultados.

Por Bianca Araujo Espindola

Oficina sobre Resumo Informativo – C.E.P.S.G. Carlos Alberto Ribas (CECAR)

   No ano de 2015, o projeto de extensão Tecelaria da Palavra na Escola contou com 9 edições divididas em três módulos, realizadas no âmbito do Seminário Integrado do ensino médio politécnico do Colégio Estadual de Primeiro e Segundo Grau Carlos Alberto Ribas (CECAR) – escola da rede básica de ensino do município de Jaguarão. A dita intervenção teve por objetivo preparar os alunos do ensino médio para o ingresso na universidade.

   Visando cumprir essa finalidade, as oficinas deram-se ao redor de uma sequência didática sobre Resumo Informativo, visto entendermos tal gênero como basilar para qualquer prática de linguagem da esfera acadêmica. Além de uma apresentação prévia do projeto à escola e aos alunos e de uma produção inicial, as oficinas contemplaram temas tais como os “tipos de resumo”, “características dos resumos informativos”, “citação”, “plágio”, “menção ao autor”, “paráfrase”, “sinonímia” e, em geral, “revisão e reescrita de textos”.

Contamos com a participação de, em média, 25 (vinte e cinco) alunos dos terceiros anos diurnos do CECAR, perfazendo um total de 9 (nove) oficinas. Segue, a baixo, algumas fotos das atividades:

 

Por: Santiago Bretanha Freitas