“O que o sol faz com as flores”, de Rupi Kaur

“O que o sol faz com as flores”, de Rupi Kaur

   No dia 31 de maio ocorreu a segunda edição do ano de 2019 do projeto Clube do Livro. A atividade iniciou às 15h30 na Galeria Intercultural Magliani da Universidade Federal do Pampa – campus Jaguarão. Esta edição contou com a participação de 13 pessoas e teve duração de uma hora e meia. O livro escolhido foi o que o sol faz com as flores de Rupi Kaur, publicado em 2017. Rupi Kaur é uma jovem escritora de 26 anos, nascida em Punjab, na Índia, mas que se muda para o Canadá com sua família ainda criança. Por meio das redes sociais, a escritora inicia sua carreira na Literatura. A discussão teve início após a exibição de um vídeo em que a autora apresenta a performance do poema I`m taking my body back. Na leitura dos poemas, abordou-se, então, os aspectos culturais, sociais, questões sobre o abuso, o sofrimento, o amor, o respeito às raízes, a aceitação e o empoderamento feminino. Após, foi realizada uma atividade prática em que os participantes uniram a leitura dos poemas à leitura das ilustrações. Por fim, o grupo agradeceu a presença de todos os participantes e encerrou a atividade com um café.

Por Andressa Freitas de Freitas.

Manejando o estresse no ambiente acadêmico

Manejando o estresse no ambiente acadêmico

   Na quinta-feira, dia vinte e cinco de abril de 2019, na sala 203, ocorreu a primeira palestra via videoconferência do PET Letras, na Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão, intitulada Manejando o estresse no ambiente acadêmico, ministrada pela psicóloga Rogéria Lourenço dos Santos, com bacharelado em Psicologia pela Universidade Franciscana – UFN. Estiveram presentes os petianos, alguns alunos do curso de Pedagogia e docentes do campus. A palestra enfocou o estresse e a ansiedade presentes no ambiente acadêmico. Na primeira etapa, a ministrante apresentou estatísticas que comprovam o quanto esse número é alarmante dentro das instituições. Na continuidade, apresentou métodos que ajudam a combater esse incômodo que são o exercício físico, o Mindfulness, que é o ato de estar presente naquela ação  que se executa e, por fim, a meditação. Na parte final da atividade, foi aberto o espaço para as perguntas do público presente, todos tiveram oportunidade de esclarecer as dúvidas relacionadas à palestra. Por fim, em agradecimento, o PET Letras presenteou-a com uma recordação.

Por Lucas Martins

“Aqueles dois” e “Os sobreviventes”, de Caio Fernando Abreu

“Aqueles dois” e “Os sobreviventes”, de Caio Fernando Abreu

   A primeira edição do projeto Clube do livro de 2019 ocorreu no dia 11 de abril, no Espaço Dandara, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Nesta edição, o PET Letras discutiu dois contos: “Aqueles dois” e “Os sobreviventes” do escritor Caio Fernando Abreu. O grupo recebeu um público variado, contando com a presença de professores e alunos de Letras, alunos dos cursos de Produção e Política Cultural (PPC) e Pedagogia. Os contos discutidos, propiciaram uma reflexão crítica, abordando as vozes do silêncio (os silenciados pela sociedade), além de apoiar-se em teóricos como Roland Barthes. Vale ressaltar, que o autor Caio Fernando Abreu é um dos grandes escritores brasileiros e um dos precursores da literatura brasileira a tratar o tema da homossexualidade.

Por Bruna B. B. Barbosa