Como mobilizar a escrita na sala de aula?

Como mobilizar a escrita na sala de aula?

   A primeira edição do projeto Capacitações PET do ano de 2019 ocorreu em uma sexta-feira à tarde, no dia vinte e sete de setembro. Intitulada “Como mobilizar a escrita na sala de aula? Uma reflexão pela perspectiva anunciativa”, foi ministrada pela Profa. Dra. Jorama de Quadros Stein. Essa primeira edição, teve um público não apenas da área de Letras como também dos cursos de Pedagogia, História e Produção e Política Cultural e esteve vinculada com o calendário de paralisação discente do campus Jaguarão.
Para abordar o tema proposto, a Profa. Dra. Jorama de Quadros Stein iniciou a atividade com uma pergunta aos presentes sobre o que pensavam ser essencial para uma aula de escrita. Na ação, além de estimular a reflexão sobre o modo como os alunos passam por processos de escritas diferentes uns dos outros, levou-nos a refletir que somos nós, afinal, que mobilizamos a escrita. A edição de Capacitações contou com uma atividade em que os presentes leram alguns textos selecionados pela professora ministrante e analisaram as produções a partir de três perguntas: “a quem o texto se direciona?”; “qual o ponto de vista defendido?” e “quais os problemas encontrados?”.
Ao longo da atividade, a professora frisou que, como futuros professores, devemos nos questionar o “nosso lugar” e “nossa compreensão” sobre a escrita e que devemos ter em mente que a escrita é diferente da língua falada, mas que precisa dessa língua. No final da atividade, a professora ministrante foi presenteada pelo grupo PET Letras com uma recordação.

Por Maria Ingrid de Macedo.