Tradução Literária: traduções, tradições e traições

“Tradução Literária: Traduções, Tradições e Traições” foi o título da última edição do projeto de extensão Capacitações PET, ministrado pelo Prof. Dr. Carlos Rizzon, ocorrido no dia 12 de novembro de 2019, na sala 207, do prédio da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus Jaguarão.
A temática abordada pelo professor proporcionou ao público, em especial aos graduandos dos cursos de Letras, o contato com novos conceitos teóricos que estão relacionados e refletem acerca das traduções de textos literários, assunto que é pouco abordado nas disciplinas das licenciaturas em Letras, devido ao enfoque maior ser sobre a formação de professores para o ensino de línguas e literatura.
Na capacitação, o professor apresentou um panorama geral sobre o percurso dos estudos da tradução, contrastando as primeiras definições, concepções e técnicas em relação às novas constatações dessa área. Além disso, foi possível conhecer, também, um pouco do trabalho que vem sendo feito no grupo de estudos “Fronteiras da tradução literária”, coordenado por Carlos Rizzon, em que estudantes da Unipampa, bem como alguns petianos de Letras, atuam traduzindo obras literárias.

Por Bruna B. B. Barbosa