“Sonho de uma noite de verão”, de Shakespeare 

Sonho de uma noite de verão, de Shakespeare 

   No dia 19 de novembro ocorreu a 2ª edição do ano de 2021 do projeto Clube do Livro. A atividade iniciou às 15 horas via plataforma Google Meet. A obra discutida foi Sonho de uma noite de Verão do autor inglês William Shakespeare, escrita em 1590. O autor traz em sua obra nos moldes teatrais o gênero comédia com elementos baseados na mitologia grega, as diversas formas de amar, rimas poéticas e a comicidade. A ação contou  com um número significativo de participantes no qual muitos trouxeram suas experiências com a escrita do autor, debateram e correlacionaram com o livro discutido.

   Na continuidade, houve uma atividade interativa em que o público presente expressaram e socializaram suas leituras relacionadas à obra. Por fim, o grupo agradeceu a presença de todos.

Por Lucas Martins

 

“Contrabandista”, de João Simões Lopes Neto

Contrabandista, de João Simões Lopes Neto 

“Esse gaúcho desabotinado levou a existência inteira a cruzar os campos da fronteira: à luz do sol, no desmaiado da lua, na escuridão das noites, na cerração das madrugadas…”  João S. L. Neto (“Contrabandista”)

No dia 24 de setembro de 2021, às 15 horas, aconteceu o Clube do Livro “Contrabandista” do PET Letras Jaguarão. O conto de João Simões Lopes Neto foi discutido durante uma hora, através da plataforma Google Meet. A dinâmica foi estimulada por perguntas motivadoras através de slides e mediação dos petianos. Questões como regionalismo, fronteira, história do Brasil, representações do masculino e do feminino foram discutidas, bem como questões de teoria literária. Ambientação, espaço, narração e foco narrativo são alguns dos exemplos. A atividade possibilitou que novas visões sobre o conto emergissem, assim como a vontade de ler com novos olhos os Contos Gauchescos de Lopes Neto!

Por Mariana Cavallari

 

Caminhos da poesia no Rio Grande do Sul 

Caminhos da poesia no Rio Grande do Sul 

   “Caminhos da poesia no Rio Grande do Sul” foi a 2ª edição do projeto  Palestras PET do ano de 2021. A atividade foi realizada no dia primeiro de julho, às 15 horas, pela Profª. Drª Marcela Wanglon Richter (UNIPAMPA), via plataforma Google Meet. 

   A ministrante abordou a história da poesia no Rio Grande do Sul tendo como enfoque as mulheres poetas que foram precursoras da literatura sul-rio-grandense, mas que tiveram pouca visibilidade, e algumas poetas contemporâneas.  Um dos exemplos trazidos foi o de Lila Ripoll, escritora gaúcha, da cidade de Quaraí (RS), autora dos poemas “Correntes” e “Contradição”, que em sua poesia expressava o ser mulher dentro de um texto não sentimentalista. Da contemporaneidade, um exemplo foi a escritora Maria Carpi, natural da cidade de Porto Alegre, e uma das maiores produtoras de poesia no Brasil. A professora Marcela também apresentou a poeta porto-alegrense Lilian Rocha, mulher negra  que através das suas obras reivindica o seu espaço na sociedade.  

   Ao final da palestra houve um momento de discussão dos temas apresentados com o público presente. Por fim, o grupo agradeceu a presença da palestrante e suas contribuições, e também, a presença do público.

Confira algumas imagens do evento!

 

Para conhecer mais sobre as autoras, sugerimos que acesse os links abaixo:

https://www.pucrs.br/delfos/acervos/escritores-e-jornalistas/lila-ripoll/
  • Entrevista publicada com a poeta Maria Carpi no site Literatura; Rio Grande do Sul:
  • Para ler a poesia de Lilian Rocha, acesse o site literafro (UFMG): 

http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/1278-lilian-rocha

Por Lucas Martins

Mujeres migrantes, oralidad y frontera: algunas consideraciones sobre la escritura de Rosa, el agua y aquella historia de amor

Mujeres migrantes, oralidad y frontera: algunas consideraciones sobre la escritura de Rosa, el agua y aquella historia de amor

   Escrito a três vozes e uma mão solidária, por mais que outras se filtrem, essas são as centrais. Alejandra, a neta de Dolores e bisneta de Rosa, toma pluma para reconstruir a vida da sua bisavó Rosa Rodiño Gómez a partir das histórias que Dolores lhe contava desde quando era niña e durante a sua adolescência. Essa viagem ao passado é um mergulho feito no mar da ancestralidade, registrado no livro Rosa, el agua y aquella historia de amor (Armeteira, Meis 1863 – Montevideo, 1958), de Xosé Lois Lede Abal e Alejandra Torres Torres, publicado no ano de 2021.

   As trocas simbólicas e sentimentais das conversas que aconteciam entrelaçadas aos muitos cheiros e barulhos da cozinha da família Rodiño, nos presentearam não só com a obra citada, mas com a presença da Alejandra conosco na capacitação: “Mujeres migrantes, oralidad y frontera: algunas consideraciones de Rosa, el agua y aquella historia de amor”. Na qual a professora nos fez aprender muito sobre oralidade, migração, fronteira e cultura através da ótica do seu próprio passado, da sua própria história.

   É sempre um luxo podermos contar com eventos fronteiriços, internacionais que enriquecem o repertório do nosso PET Letras Jaguarão e de toda comunidade participante. Revisitar o passado com um olhar crítico é estar paralelamente estudando o nosso futuro, essa capacitação foi uma aula para todos que participaram. Muchas Gracias!!

Por Lucas Arias