Criando uma sequência didática de língua espanhola na perspectiva fronteiriça

“Esse universo foi delimitado por linhas divisórias, que separam impérios e países; mas que mesmo assim, não puderam impedir o surgimento de uma cultura […]”. (Aldyr Garcia Schlee, Dicionário da cultura pampeana sul-rio-grandense)

Nós do PET Letras estamos localizados em uma região de fronteira, especificamente, na fronteira de Jaguarão (BR) com Rio Branco (UY). Em nossa universidade há licenciaturas nas línguas portuguesa e espanhola, sendo assim procuramos enaltecer e destacar a grande importância desse espaço fronteiriço na educação.

No dia 10 de dezembro de 2021, realizamos uma capacitação abordando a criação de sequências didáticas para o ensino de língua espanhola. Nesse evento, rico em trocas e ensinamentos, contamos com a presença da Profª Drª Jorgelina Ivana Tallei como ministrante, que é docente da UNILA,  universidade federal sediada em um espaço fronteiriço: a tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.  Viver neste espaço fronteiriço é viver dentro de uma enorme riqueza cultural, onde línguas, países e várias tradições e costumes se chocam, completam e mesclam formando esse espaço de fronteira. A ministrante nos provou que quando enxergamos com outro olhar coisas simples do cotidiano de uma fronteira se tornam excelentes materiais didáticos. Uma notícia no jornal ou revista do país vizinho, folhetos de supermercado, a moeda, placas de trânsito, placas de restaurantes e comércios, visitas ao país vizinho e os famosos amigos e parentes do outro lado… entre muitas outras oportunidades.

Por: Eduarda Costa Simões.