Fonética e fonologia: por quê? para quê?

Fonética e Fonologia: Por quê? Para quê?

A terceira edição do projeto Capacitações PET de dois mil e vinte um, “Fonética e Fonologia: Por quê? Para quê?”, foi ministrada pela Profa. Dra. Aline Neuschrank, no dia nove de dezembro. Atualmente, a professora atua na Universidade Federal de Pelotas, mas recentemente teve uma passagem pelo curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão, dando um tom de reencontro com ex-alunos e colegas professores.

Lembrando que a Fonética e Fonologia são cadeiras obrigatórias do curso, nossa capacitação, em parceria com a professora, tinha como objetivo apresentar a área de pesquisa para os que não a conheciam e para os alunos que já tiveram contato para que possam revisar alguns conteúdos e despertar o interesse por novas pesquisas. Petianos no grupo também desenvolvem pesquisas na área da Fonética e Fonologia, destacando a importância deste reencontro com a professora Aline. As discussões levantadas na capacitação percorrem diferentes sub áreas, começando pela descrição de Fonética e Fonologia, nas palavras da professora Aline, “a área que investiga a produção e a recepção dos sons da fala humana”. Além de uma descrição mais geral, as três vertentes da Fonética foram destaque na exposição, sendo elas: Fonética Articulatória, Fonética Acústica e a Fonética perceptual ou auditiva.

Como curso de Letras e grupo PET sabemos da importância que se tem em estar em constante contato com o aparelho vocal humano, a gramática dos sons, o alcance de uma pesquisa em Fonética e Fonologia, nesta tarde tivemos o privilégio de estar na presença de uma grande pesquisadora da área e diminuir um pouco a distância, mesmo que virtualmente.