Oficinas preparatórias de redação para o ENEM – I.E.E. Aimone Soares Carriconde

Em 2019, o projeto Tecelaria da Palavra na Escola foi aplicado, como no ano de 2018, no Instituto Estadual de Educação Aimone Soares Carriconde, na cidade de Arroio Grande. Além de uma formação extraclasse para os ministrantes, o objetivo foi propiciar um espaço para os alunos, de segundo e terceiro ano, sanarem suas dúvidas em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os petianos utilizaram distintos gêneros textuais (carta, artigo de opinião, texto dissertativo argumentativo), destacando, nas redações de anos anteriores, exemplos dos principais erros que os participantes cometeram que resultaram no desconto parcial ou total da média final. Os petianos ministrantes dos aulões ressaltaram a necessidade de manter um equilíbrio entre a escrita formal e elementos para ajudar na defesa de uma ideia, ambos, extremamente necessários para não haver desvios das normas exigidas pela prova. Nesta edição, foi diferente do ano anterior, pois os bolsistas apresentaram os conteúdos no formato de um aulão, dividido no turno da manhã e da tarde.
Estar presente no ambiente escolar, para o grupo e para os participantes, foi de grande importância. A aproximação estabelecida entre universidade/escola é fundamental para somar à educação, já que, por um lado, os ministrantes treinaram suas desenvolturas como futuros professores; logo, os participantes puderam revisar conteúdos fundamentais. Ao final do encontro, os alunos surpreenderam os petianos em um diálogo mais pessoal, contaram quais eram os cursos e universidades que queriam ingressar. Também questionaram como os ministrantes lidaram com desafios da transição do ensino médio ao ingresso no ensino superior e de como é permanecer, gerando diálogos sobre cotas e bolsas de estudos, além de ressaltarem, de forma positiva, a atuação do PET Letras, visto que ainda tinham dúvidas de como funciona o ENEM, como se constrói a redação e o que fazer depois do exame.

Por Camila da Silva Alves, Kéven Costa de Lima e Maria Ingrid de Macedo.