Livro: “O que é ideologia?”, de Marilena Chauí
No dia 10 (dez) de outubro de 2014, na 43ª (quadragésima terceira) reunião do grupo Programa de Educação Tutorial (PET) Letras, discutiu-se o livro O que é ideologia?, de Marilena Chauí. A autora, primeiramente, apresenta exemplos de conceitos de Ideologia. Após, estabelece paralelo entre estes e compreensões históricas deste termo. Logo, explica a concepção ideológica marxista. No primeiro item, Chauí, baseando-se nos postulados do pensamento filosófico grego no que se refere à explicação de movimento enquanto alteração de um dado espaço, explica a realidade e suas transformações. Também aclara a teoria das quatro causas, elaborada por Aristóteles. Segundo a pesquisadora, por intermédio da Ideologia,
[…] os homens legitimam as condições sociais de exploração e dedominação, fazendo com que pareçam verdadeiras e justas. Enfim, também é um aspecto fundamental da existência histórica dos homensa ação pela qual podem ou reproduzir as relações sociais existentes, ou transformá-las, seja de maneira radical […], seja de maneira parcial […] (1980, p. 08-09)
A escritora, a partir de perspectiva histórica do termo Ideologia, afirma que este aparece pela primeira vez em 1801, no livro Elémentsd’ldéologie, de Destutt de Tracy. De acordo com Chauí, os ideólogos franceses eram antiteológicos, antimetafísicos e antimonárquicos. Segundo a especialista, Ideologia, Ideólogos, passaram a possuir sentido pejorativo quanto Napoleão Bonaparte, no Conselho de Estado, em 1812, “[…] declarou: ‘Todas as desgraças que afligem nossa bela França devem ser atribuídas à ideologia […]’” (1980, p. 10).
Conforme a filósofa, para Durkheim, em Regras para o Método Sociológico, “[…] é preciso tratar o fato social como uma coisa, exatamente como o cientista da Natureza trata os fenômenos naturais” (1980, p. 12).Ou seja, para atentar-se a questões sociais há a condição de o cientista ser desprovido de subjetividade, devendo, então, o sociólogo reparar a realidade de modo objetivo. Por isso, o Sociólogo irá afirma que Ideologia é todo e qualquer conhecimento da sociedade que não respeite tais critérios de neutralidade.
Por fim, atentando a concepção ideológica marxista, a professora afirma estar em A ideologia Alemã a descrição, realizada por Marx, de Ideologia. Segundo Chauí, é importante compreender que o pensamento historicamente determinado analisado por Marx é posterior ao da filosofia de Hegel. Bem como o fato que Marx interrelaciona a produção de ideias, pensamentos, a contextos sociais, históricos nos quais foram produzidos, entendendo, ele, assim, Ideologia como corrompidora a visão de indivíduos perante a realidade.
Por: Millaine de Souza Carvalho.