O Programa de Educação Tutorial (PET) congrega grupos de aprendizagem que realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão sob a orientação de um professor tutor. Tais grupos complementam sua formação acadêmica participando de atividades extracurriculares que tentam atender aos objetivos educacionais do curso de graduação. Através de uma gama de oportunidades de aprendizagem, espera-se a melhoria dos cursos de graduação atendidos pelo PET e a formação de multiplicadores, que disseminam os conhecimentos obtidos via constante integração com professores e acadêmicos. O PET Letras iniciou suas atividades no final de janeiro de 2013.
O tema do PET Letras é “interpretações itinerantes”. Por quê? Na área de Letras, os licenciados atuam no ensino da interpretação tendo como foco o funcionamento da linguagem. Dado que as formas linguageiras organizam as relações nas diferentes instâncias da sociedade, o trabalho com a interpretação textual precisa ser pautado na tríade “sociedade-instância comunicativa-linguagem”. Para tal, a inter-relação entre estudos da área de Letras, como Linguística e Literatura e subáreas, e entre essas correntes de estudos da linguagem e outros campos do conhecimento é basilar para que o licenciado esteja capacitado ao ensino da compreensão de textualidades produzidas em condições cada vez mais complexas. Sendo assim, urge formação de um professor/leitor que entrecruze saberes advindos de diferentes áreas do conhecimento. Pelo exposto, justificamos a temática “Interpretações Itinerantes”.