“Pílulas Azuis”, de Frederik Peeters

“Pílulas Azuis”, de Frederik Peeters

   Pílulas Azuis, uma obra literária de Frederik Peeters, vencedora do prêmio Polish Jury Prize no festival de quadrinhos de Angoulême, na França, foi a grande estrela da segunda edição do Clube do Livro, projeto organizado pelo PET Letras. O evento, realizado entre os sofás do hall de entrada da Unipampa, aconteceu no dia 25 de julho de 2016. O livro é uma história em quadrinho autobiográfica do autor e conta sua história de vida, por um período, como conheceu sua companheira, Cati, portadora do vírus HIV e o filho dela, também portador do mesmo vírus, e como levam uma vida em família normal, cheia de altos e baixos. A novela autobiográfica levou a todos nós, leitores, a sentir as mesmas angústias que Fred sentia, além disso, ela nos abre para um universo novo e desmistifica a relação amorosa de um casal sorodiscordante, falando sobre todos os medos e alegrias que perpassaram o cotidiano deles. No diálogo que tivemos com os participantes do Clube do Livro, discutimos sobre tabus como, AIDS, HIV, contaminação, a relação entre um casal sorodiscordante, desmistificamos muitos pensamentos e refletimos sobre a sociedade na qual vivemos e o sistema de tratamento que é oferecido aos mesmos, tanto pelo serviço de saúde, quanto pela própria sociedade. Esta edição contou com a participação de 13 pessoas, durante duas horas, falou-se tanto do aspecto literário da obra, quanto do aspecto social. O encerramento se deu com os balões, que foram anteriormente distribuídos, sendo estourados, como uma metáfora de que com essa edição do projeto muitos preconceitos se findaram.

Por Ana Valéria Goulart dos Santos

13662073_1138557849551082_232814089210626328_o

13708329_1138558789550988_5069126717470742727_o

 

 

 

 

“Sejamos todos feministas”, de Chimananda Ngozi Adichie

              “Sejamos todos feministas”, de Chimananda Ngozi Adichie 

   A primeira edição do ano de 2016 do projeto Clube do Livro ocorreu no dia 18 de maio (quarta-feira). A leitura realizada foi acerca do livro da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, Sejamos todos feministas. Este livro é uma adaptação de um discurso feito pela autora no TEDx Euston, disponível no Youtube; a versão escrita também está disponível para download. A discussão do livro aconteceu no saguão da Universidade Federal do Pampa, juntamente do movimento de ocupação que estava acontecendo no campus Jaguarão. O projeto integrou-se à mobilização também como forma de apoio e foram realizadas discussões muito proveitosas sobre os pontos abordados pela autora em seu livro. Contamos com a presença de professores, técnicos administrativos e alunos.

 Por Bianca Araújo Espíndola

14997133_1394198147287189_1134565798_n

14997039_1394196117287392_1101537977_n

14997139_1394196147287389_1333904060_n-1

Oficina sobre fichamento

Oficina sobre fichamento

   No dia vinte e um de setembro de dois mil e quinze, na Unipampa, sala 304, foi realizada a sétima  edição do projeto de ensino Tecelaria da Palavra na universidade, sob a responsabilidade das petianas Ana Paula Henck, Bianca Espinosa, Karoline Gasque, Katiele da Silva. No encontro, estiveram presentes 10 (dez) participantes. A oficina começou com a apresentação de alguns conceitos básicos sobre fichamento. Após, foi explicada a função do fichamento. Abordaram também a estrutura básica do fichamento, trazendo exemplos a cada tópico. Logos após, foi dado aos participantes um exercício sobre o gênero acadêmico em estudo.

Por Ana Paula Henck Alves

Ensino e Produção Textual

Ensino e Produção Textual

   No dia 30 de setembro, às 19 horas, o PET Letras promoveu a palestra sobre “Ensino e produção textual”, ministrada pela Profa. Me. Maria Fuão. A fala foi feita em conjunto com a Semana Acadêmica de Letras, que estava acontecendo nos dias 29, 30 de setembro e 1° de outubro de 2015. Estavam presentes acadêmicos do curso de Letras e um grupo de alunos do ensino médio, convidados pela professora titular da turma, egressa do curso de letras. A palestrante comentou sobre algumas definições de produção textual e falou brevemente acerca do ensino da escrita em sala de aula. Maria Fuão compartilhou com o público suas experiências profissionais, enquanto professora de língua portuguesa e o quão complexo pode ser incentivar os alunos a escrever e a ler. Porém, mesmo sendo uma tarefa árdua, são extremamente gratificantes os resultados.

Por Bianca Araujo Espindola

Oficina sobre Resumo Informativo – C.E.P.S.G. Carlos Alberto Ribas (CECAR)

   No ano de 2015, o projeto de extensão Tecelaria da Palavra na Escola contou com 9 edições divididas em três módulos, realizadas no âmbito do Seminário Integrado do ensino médio politécnico do Colégio Estadual de Primeiro e Segundo Grau Carlos Alberto Ribas (CECAR) – escola da rede básica de ensino do município de Jaguarão. A dita intervenção teve por objetivo preparar os alunos do ensino médio para o ingresso na universidade.

   Visando cumprir essa finalidade, as oficinas deram-se ao redor de uma sequência didática sobre Resumo Informativo, visto entendermos tal gênero como basilar para qualquer prática de linguagem da esfera acadêmica. Além de uma apresentação prévia do projeto à escola e aos alunos e de uma produção inicial, as oficinas contemplaram temas tais como os “tipos de resumo”, “características dos resumos informativos”, “citação”, “plágio”, “menção ao autor”, “paráfrase”, “sinonímia” e, em geral, “revisão e reescrita de textos”.

Contamos com a participação de, em média, 25 (vinte e cinco) alunos dos terceiros anos diurnos do CECAR, perfazendo um total de 9 (nove) oficinas. Segue, a baixo, algumas fotos das atividades:

 

Por: Santiago Bretanha Freitas

Oficina de mídias gráficas

Oficina de mídias gráficas

   Petianos realizaram oficinas com o professor Gustavo Alcantara Brod, o qual é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2005), possui Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2014) e Especialização em Gráfica Digital pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Atua como professor no Curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), em Jaguarão A atividade esteve vinculada ao projeto de extensão: Capacitação PET, com o título “Oficinas de Mídias Gráficas para Comunicação Cientifica”. A edição do projeto foi organizada pelas bolsistas Ana Paula Henck, Bianca Espíndola, Karoline Gasque e Katiele S. da Silva. O projeto, promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Letras, ocorreu de 24 de setembro a 05 de novembro de 2015, nas quintas-feiras, das 17h30m às 18h30m, no laboratório de informática, da Unipampa, câmpus Jaguarão A capacitação abordou vários temas, dentre eles: cores, espaço visual da página, simetria, equilíbrio, proporção, hierarquia, emolduramento, resolução de imagens, montagem de apresentação não-linear em power point, , banner e cartaz.

Por Katiele da Silva

Participação na Semana Acadêmica de Pedagogia

Participação na Semana Acadêmica de Pedagogia

  No dia 18 de novembro, às 21 horas, houve a reaplicação da oficina sobre resenha na Semana Acadêmica do curso de Pedagogia. A oficina do projeto Tecelaria da Palavra na Universidade, vinculado ao PET-Letras, fez sua participação neste evento com duração de aproximadamente 1 (uma) hora. As ministrantes Bianca Espíndola e Karoline Gasque explicaram alguns conceitos sobre resenha,Foi destacado nesta oficina o caráter de exercício crítico que possui uma resenha. Também, de forma mais reduzida, foram abordados os seguintes tópicos: a descrição esquemática da resenha(Apresentar o livro, descrever o livro, avaliar e recomendar ou não a obra); e a estrutura de uma resenha (referências, qualificações do autor do texto-fonte, descrição dos elementos textuais, resumo da obra e crítica, metodologia, quadro de referências do autor, conclusões e indicação da obra). Esta oficina contou com a participação de 10 (dez) pessoas, acadêmicos do curso de Pedagogia, de Letras e de História.

Por Ana Paula Henck Alves

Oficina sobre Referências: normas da ABNT

Oficina sobre Referências: normas da ABNT

   No dia 28 de agosto, ocorreu a 4ª edição do projeto Tecelaria da Palavra na universidade. A oficina ministrada pelas bolsistas Katiele Silva e Karoline Gasque abordou a temática “Referências: normas da ABNT” e teve como público o total de 14 participantes. Dentre estes, acadêmicos do curso de Letras, História e Produção e Política Cultural. Nesta edição, foram trabalhados os seguintes tópicos: elaboração de referências de um, dois e três autores;de  livro; de autor do livro diferente do autor do capítulo; autor do livro igual ao autor do capítulo; referências de slides; de comunicação oral;de textos digitalizados; artigos de revistas;de congressos e simpósios;de palestras; de teses, dissertações e trabalhos acadêmicos. Também foram abordadas as referências online, como de documentos acessados na internet, referência de CD-Rom, de e-mail, de blog, de fotografias, de artigos publicados na internet.E, por pedido de participantes, as ministrantes mostraram como elaborar referências de filmes.

 

Por Bianca Espíndola

Clube: Branca de Neve e as Sete Versões

Clube: Branca de Neve e as Sete Versões

   A terceira edição do projeto Clube do Livro foi realizada no dia 18 de novembro, às 17 horas e 30 minutos, no prédio da Universidade Federal do Pampa, câmpus Jaguarão. Esta edição, organizada pelo grupo PET-Letras, contou com a participação de 14 pessoas. A leitura escolhida para a discussão foi uma versão contemporânea de um dos mais famosos contos de fadas, a Branca de Neve. O livro intitula-se  “Branca de Neve e as Sete Versões”, de José Roberto Torero.É o terceiro volume da coleção Fábrica de Fábulas, da editora Alfaguara, que propõe versões inovadoras de contos infantis. O livro traz uma leitura dinâmica, de múltiplas escolhas e belas ilustrações. A brincadeira proposta pelos autores começa quando se chega a um desfecho na história, o leitor então tem duas escolhas para continuar a sua leitura. São sete os finais possíveis, para que o leitor possa construir a história da forma que desejar. Porém, é praticamente impossível ler apenas uma das versões. Ao longo da leitura, percebe-se uma Branca de Neve diferente da fábula comum. Ela é atrapalhada, com personalidades distintas em cada versão. Acerca do livro promoveu-se uma proveitosa discussão sobre ética, questões de gênero, a visão da mulher na sociedade e muito mais.

 

Por Bianca Espíndola

Oficina sobre Resenha

Oficina sobre Resenha

   No dia vinte e três de setembro de dois mil e quinze, na Unipampa,  sala 307, foi realizada a sexta edição do projeto de ensino Tecelaria da Palavra na universidade, sob a responsabilidade das petianas Ana Paula Henck, Bianca Espindola, Karoline Gasque, Katiele da Silva. No encontro, estiveram presentes 3 (três) participantes.

   A oficina começou com a apresentação de alguns conceitos básicos sobre resenha. Após, foi explicada a função da resenha. O que um resenhista deve e também o que não deve fazer. Abordaram também a estrutura básica de uma resenha, trazendo exemplos a cada tópico. Ainda explicaram a diferença entre resumo e resenha. Logos após, foi dado aos participantes um exercício sobre o gênero acadêmico em estudo, em que leram uma resenha e responderam questões correspondentes à estrutura da mesma.

 

Por Katiele da Silva